fbpx
skip to Main Content
Agendamento de consultas (só por mensagem) : 21 98514-1660 | 21 99945-2283 [email protected]

O UROLOGISTA DEVE SER PARA O HOMEM O QUE O GINECOLOGISTA É PARA A MULHER!

Quanto melhor for o relacionamento com seu urologista e quanto mais ele conhecê-lo, melhor para a sua Saúde. Por isso, assim que o garoto deixa de frequentar o pediatra ele deve visitar o urologista uma vez por ano. Quando entrar na puberdade e iniciar a vida sexual o corpo se prepara para sofrer muitas transformações. Devido às mudanças hormonais que ocorrem nesta etapa, o rapazinho se sente diferente e pode ter muitas dúvidas.

Dos 12 aos 18 anos é recomendada uma consulta anual para verificar o aparecimento das características sexuais secundárias: aumento do volume testicular, voz mais grossa, pelos e espinhas, etc. O urologista orienta e ajuda na preparação para essas alterações, na compreensão das diferenças, no conceito de normalidade, na importância do sexo seguro com o uso de preservativos, ou seja, em todas as questões que às vezes afligem os garotos. Dúvidas sobre tamanho do pênis, aspecto do prepúcio, fimose, posição dos testículos são frequentes.

No adulto jovem é indicada a consulta anual para realizar exames de rotina. Essa é sempre uma oportunidade para individualizar a consulta de acordo com a necessidade do homem. Quando existe dúvida sobre desempenho sexual, uso de preservativo, doenças sexualmente transmissíveis, uso de suplementos, e outras. Para isso, exames específicos são solicitados conforme a necessidade.

A partir dos 40 anos pode se iniciar o rastreamento de doenças urológicas. No caso da próstata, dependendo do risco individual, podemos realizar somente a dosagem do antígeno prostático específico (PSA). Caso exista história familiar para câncer de próstata ou de mama em homens com grau de parentesco próximo (pai, avô ou irmãos) ou quando o homem é de etnia negra, o urologista pode realizar também o toque retal. Entretanto, quando não há histórico familiar, na maioria das vezes o urologista inicia aos 40 anos a dosagem do PSA e a conversa sobre sintomas, deixando o início do exame do toque para os 45 anos. Outro ponto fundamental é referente à saúde sexual, pois ela constitui um bom termômetro de como está a saúde do homem. Aqui já se começa a realizar dosagens anuais da testosterona, o hormônio masculino que tende a declinar em torno de 1% ao ano.

(21) 2220-3843 / 2220-3846
[email protected]
Rua México 41 / 1801, Centro, RJ

A partir dos 50, o adulto maduro e o idoso, além do exame rotineiro da próstata, há a verificação da saúde sexual, especialmente da presença de disfunção erétil, que pode significar a necessidade de exames cardiovasculares mais rigorosos tendo em vista a correlação entre problemas circulatórios mais graves e disfunção erétil.

O homem de hoje é mais longevo e tem mais qualidade de vida. Os avanços da medicina foram significativos, mas só podem favorecer aqueles que visitam o médico com periodicidade e idealmente, antes de adoecerem. O urologista está qualificado e habituado a lidar com as questões masculinas em todas essas faixas etárias e é considerado o médico do homem, num paralelo aos ginecologistas em relação às mulheres. Seja qual for à doença, o melhor tratamento sempre é a prevenção!

Como recuperar a vida sexual depois de tratar o Câncer da Próstata:
A reabilitação sexual deve começar antes da cirurgia. Entenda porque e como fazer.

Back To Top